Terapia de Casal

 

Os relacionamentos amorosos variam muito, tanto no grau de satisfação que os casais obtêm, como também no tipo de satisfação que buscam. No entanto, não há relacionamento sem conflitos, e buscar a solução faz com que as pessoas cresçam e se desenvolvam.

 

A iniciativa de fazer uma terapia de casal pode surgir por inúmeros motivos, mas em geral, surge quando o casal já não tem mais opções de tentar reorganizar a relação sozinho. A oportunidade de enfrentar e solucionar  conflitos  dentro  de  uma psicoterapia pode trazer enormes  

benefícios tanto ao relacionamento conjugal quanto aos parceiros individualmente, pois a terapia auxilia a compreensão de si mesmo e do outro enquanto amplia o modo de interpretar as ações, as reações emocionais e as diversas formas de expressar os afetos.

 

O ambiente terapêutico ajuda a proteger a dupla conjugal de maiores conflitos, pois o terapeuta torna-se um mediador e um intérprete de questões influenciadas pelas vivências traumáticas de cada um. A psicoterapia auxilia os casais a identificarem seus pontos frágeis e fortes, se conscientizarem e se mobilizarem com o intuito de buscarem tentativas de solução mais saudáveis e funcionais aos conflitos da convivência. 

 

Importante: entende-se como casal duas pessoas que se relacionam afetivamente, independente do estado civil ou da orientação afetivo-sexual.

 

 

 

 

Mariana Rosa da Silva (CRP 07/22953)

Psicóloga Porto Alegre

  • psicologa mariana rosa
  • psicologa mariana rosa