Publicações recentes

Transtorno de Humor Bipolar

July 23, 2019


 

Você sabe o que é o transtorno bipolar? Embora muito falado pela mídia, existem muitos preconceitos e estereótipos errados sobre esse transtorno.

Muitas pessoas fazem brincadeiras dizendo que são bipolares por mudar de opinião ou de humor, mas saiba que isso não é característica dessa doença. Todas as pessoas passam por mudanças de humor, isso é normal.

O transtorno bipolar é um transtorno psiquiátrico caracterizado por períodos de depressão alternando com períodos de euforia, de muita felicidade. Essas mudanças podem variar de intensidade e duração.

Na depressão, o paciente passa por sintomas semelhantes aos da depressão unipolar, como humor deprimido, baixa autoestima, falta de energia e motivação. 
De forma semelhante, a outra fase desse transtorno não é apenas felicidade, mas a chamada mania ou hipomania, que pode ser tão perigosa como a depressão. Nela, o paciente possui um grande aumento de energia, humor eufórico e autoestima elevada.

Entretanto, ele experimenta uma impulsividade e perda de senso crítico que pode trazer sérios prejuízos. Além disso, em alguns casos a pessoa pode entrar em um quadro psicótico e ter delírios ou alucinações.

Tratamento

O tratamento é multidisciplinar, podendo envolver psiquiatras, neurologistas e psicólogos.

Dentre os medicamentos que podem ser utilizados, os principais são os estabilizadores de humor, mas também podem ser utilizados antidepressivos, antipsicóticos ou hipnóticos.

A psicoterapia tem um papel fundamental na recuperação de qualquer doença mental, inclusive do transtorno bipolar.

Além disso, às vezes são necessários mudanças no comportamento da pessoa, visando uma melhora na qualidade de vida. Deixar hábitos como beber, fumar ou ingerir cafeína e começar a se exercitar e se alimentar melhor está relacionado com a melhora de alguns pacientes.

Please reload

Mariana Rosa da Silva (CRP 07/22953)

Psicóloga Porto Alegre

August 2, 2019

August 1, 2019

July 16, 2019

June 26, 2019

February 26, 2017

Please reload

  • psicologa mariana rosa
  • psicologa mariana rosa