Publicações recentes

Sofrimento psíquico em tempos de instabilidade política


Estamos vivendo uma época de instabilidade política e é difícil lidar com toda a insegurança que o cenário atual traz. De um lado, o medo de muitos em afundar em uma economia decadente. E do outro, o medo frente à intolerância.


Certamente nem todas as pessoas sentem os acontecimentos da mesma forma: para alguns parece a repetição de algo que já aconteceu, parece algo que já vai passar e que talvez não mude muito o contexto da sociedade atual.


Mas para outros, existe sofrimento; e não há como ignorar a onda de medo que invade os consultórios de psicologia. O cenário atual invade a mente, toma pensamentos, preocupa, assusta, faz com que medos e sofrimentos tomem um formato maior, mais perigoso. Me parece que todos buscam algo melhor, mas o melhor é ameaçador, pois ameaça com a falta de emprego, com o medo da perda do pão de cada dia e ameaça com a perda da integridade física e psicológica.


Talvez seja necessário falar sobre todos esses sentimentos. Talvez a sensação de desamparo possa ser resignificada e esse significado seja importante para que se enfrente, íntegro, tudo que se passa. Talvez o desamparo político precise ser acolhido. E talvez estar em terapia, e poder escutar seus próprios pensamentos, possa dar o alívio necessário para que seja recuperada a saúde psíquica.


Mariana Rosa

Psicóloga Porto Alegre


Mariana Rosa da Silva (CRP 07/22953)

Psicóloga Porto Alegre

  • psicologa mariana rosa
  • psicologa mariana rosa