A Campanha Gay no Facebook
Nos últimos dias usuários do facebook foram surpreendidos com uma multidão de fotos coloridas. Curiosos com o significado das novas fotos, os usuários se depararam com a informação de que foi aprovado o casamento gay nos EUA e que em apoio à causa o criador do facebook, Mark Zuckerberg, disponibilizou uma ferramenta que permite aos usuários de sua plataforma colorir suas fotos de perfil como forma de apoio à causa gay. Além de milhares de pessoas, grandes empresas e marcas aderiram à nova ferramenta, fazendo com que o assunto viesse mais ainda à tona. Internautas se perguntam: “Por que tantas pessoas estão aderindo à causa?”, “Por que tantas pessoas ainda não aderiram?”, “Por que só se fala nisso?”, “Por que a igreja não se posiciona?”, “Por que este assunto está tão na moda?”
Aí entramos no assunto da homossexualidade e do seu significado na sociedade. A homossexualidade sempre existiu e em diferentes épocas teve significados diferentes. Hoje, com a mídia, existe um processo de multiplicação de informações, além de ferramentas que permitem que pessoas se unam em função de diferentes objetivos. A comunidade gay, tendo o objetivo de não estar mais à margem da sociedade, vem fazendo movimentos de visibilidade, isto é, de mostrar para a sociedade que existe. Este processo, por trazer o assunto para o núcleo da sociedade e da ‘’família brasileira’’, choca pessoas que desconhecem as diversas nuances da sexualidade ou até mesmo que construíram seus padrões de valores morais e éticos tendo o padrão heterossexual como o único aceitável. Claro, também existem casos de intolerância religiosas, além de comportamentos homofóbicos que pretendem extinguir o padrão homo/bi/transexual de forma agressiva, porém, a maior parte da sociedade não possui este tipo de comportamento e apenas surpreende-se e rejeita tais padrões por serem muito diferentes daquilo que construíram em si como correto.
Acredito que toda a sociedade vem se modificando. Que o choque de informações está ocorrendo, mas que todo este processo é muito rico, já que coloca em evidência de forma despida algo que sempre existiu entre todas as pessoas. O fato de haver discussões em tantos meios, “beijos gays em novelas” e até mesmo protestos religiosos, trazem cada vez mais a inclusão do assunto no dia-a-dia de todas as pessoas.
O Consultório de Psicologia e a página Psicologia e Bem-Estar apóiam esta causa.
Mariana Rosa
Psicóloga Porto Alegre
Comments