Publicações recentes

A Dor do Luto


Nenhuma pessoa está preparada para uma perda e todos os seres humanos, mais cedo ou mais tarde, passam por perdas importantes em suas vidas. O luto é o processo que acontece quando ocorre esta perda, que pode ser pela morte de um ente querido ou em outras situações, como por exemplo, no fim de um relacionamento.


A dor da perda de uma pessoa querida pode ser sentida de diversas formas e pelo fato de a morte ser considerada um tabu, isso é, algo que a pessoas evitam falar, geralmente o luto é um processo muito solitário. É difícil falar sobre a morte tanto para a pessoa que viveu uma grande perda, quanto para as pessoas próximas a ela.

As crenças que trazemos sobre a morte e o significado atribuído a perder alguém importante podem fazer com que a elaboração (que é a busca por um significado que faça com que a dor da perda se torne algo tolerável), seja ainda mais difícil.


Não existem regras quando ao tempo que uma pessoa permanecerá em luto, pois não há como quantificar a dor. Porém, buscar ajuda psicológica pode ser importante para que se encontre um caminho.

Em alguns casos, quando a dor da perda não encontra um caminho, ocorre o luto patológico. Quando isso ocorre, a dor de uma perda pode ficar cristalizada até o final da vida de uma pessoa, isto é, a dor permanece em espiral e pode impedir o andamento da vida da pessoa, podendo gerar doenças como depressão, transtornos ansiosos e até mesmo suicídio.


É importante lembrar que mesmo quando o luto é elaborado, o ente querido não é esquecido, porém, essa dor pode se transformar.


Apesar do caminho da dor da perda ser algo muito difícil, ele não precisa ser algo tão solitário. Se permita buscar ajuda nesta essa dolorosa e difícil caminhada.


Mariana Rosa Psicóloga Porto Alegre


#lutopsicologa #lutopatologico #depressaoluto #morteluto #perdasluto #psicologaparaluto

Mariana Rosa da Silva (CRP 07/22953)

Psicóloga Porto Alegre

  • psicologa mariana rosa
  • psicologa mariana rosa