Psicoterapia Infantil

 

A Psicoterapia Infantil, também conhecida como ludoterapia, é uma prática que está a serviço do bem-estar e da qualidade de vida da criança, e também da família a qual está inserida. De forma geral os pais, responsáveis ou professores solicitam a psicoterapia para a criança quando identificam algum comportamento constante e não usual que os preocupam.

 

A psicoterapia infantil é um momento no qual a criança é ouvida e acolhida nas suas dificuldades, podendo expressar seu universo psíquico e encontrar  formas  de  comunicar  sentimentos  como  raiva, saudade, 

tristeza, frustração, medo, ansiedade, amor, entre outros. Estas singularidades exigem que a criança seja escutada enquanto sujeito e não como mero desdobramento do que ocorre na clínica de adultos. Para isso, a psicoterapia infantil faz uso de métodos lúdicos como histórias, desenhos, colagens, pinturas, jogos, brinquedos, etc. Essa estratégia é desenvolvida de acordo com a idade da criança e sua individualidade. Por meio dessas atividades, o psicólogo tem a oportunidade de conhecer melhor a criança, seus pensamentos e sentimentos podendo assim compreender melhor suas angústias

 

A participação dos pais ou responsáveis é fundamental para o sucesso do processo psicoterapêutico. O propósito desse trabalho é também fornecer condições aos pais ou responsáveis para que possam interagir e participar ativamente da vida da criança no sentido de sua melhora.

 

 

Fontes: Karina Lopes Bugalhão (Site Psicologia em São Paulo) e autor não especificado (Site Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais).

Mariana Rosa da Silva (CRP 07/22953)

Psicóloga Porto Alegre

  • psicologa mariana rosa
  • psicologa mariana rosa