Psicoterapia Individual

 

A Psicoterapia individual é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da psicologia na clínica psicológica. A psicoterapia individual constitui uma experiência enriquecedora que promove o desenvolvimento pessoal, emocional e relacional. Qualquer indivíduo que se perceba diante de um sofrimento, angústia ou desconforto psíquico pode se beneficiar. Não há necessidade de um diagnóstico previamente definido, afinal, as razões pelas quais cada indivíduo busca a ajuda psicoterapêutica são extremamente pessoais e subjetivas. A psicoterapia individual permite ao paciente expor as suas dificuldades de um modo franco e livre, assim como  recordar e abordar memórias dolorosas da sua história de vida. 

Com base no conhecimento teórico do desenvolvimento psicológico, o psicoterapeuta formula intervenções que ajudam o paciente a tomar consciência da origem dos seus problemas e a elaborar e lidar de um modo mais adaptativo com situações dolorosas do passado e do presente. Ao contrário do que estamos habituados num registo mais médico, em que o médico diagnostica e prescreve o tratamento e o paciente adere, em psicoterapia é em conjunto, em colaboração, que se procura reconhecer e compreender os problemas psicológicos e se ponderam possibilidades de mudança que conduzam a maior bem-estar. 

 

A ferramenta por excelência é a palavra, a possibilidade de verbalizar emoções, necessidades, vulnerabilidades, com o apoio e a orientação do psicoterapeuta favorece um reconhecimento mais autêntico de si e do que é necessário para se sentir melhor com a sua vida. Através de sessões regulares, o paciente e o terapeuta estabelecem uma relação de confiança e de confidencialidade para investigar e resolver as verdadeiras causas dos problemas, encontrar soluções para as questões emocionais e promover o desenvolvimento do paciente. 

 

 

 

 

Mariana Rosa da Silva (CRP 07/22953)

Psicóloga Porto Alegre

  • psicologa mariana rosa
  • psicologa mariana rosa